sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lit Vers - Cama de Vermes

Apesar do nome que batizei o prato, ele é muito saboroso, leve e combina com qualquer tempo, além de ser muito rápido e gostoso de fazer.
O tipo da massa que é empregada no prato, conchiglione, e o recheio, cogumelos variados na manteiga, fazem com que o aspecto seja de uma caminha cheia de vermes e larvas.
Não se engane, é maravilhoso!!!
Aprendi há muito tempo atrás em um curso de massas e fui recebida por uma amiga com uma nova versão do mesmo estilo da receita.
Essa porém, é uma das particularidades desse molho para acompanhamento, o fato de poder ser servido com vários tipos de massa e de várias formas.
Você depois de fazer pela primeira vez, certamente terá várias idéias para novas sugestões com a mesma primícia.

Ingredientes do recheio
1 cebola grande picada 
200gr de cogumelo paris ou shimeji branco - crú
200gr de fungui ou shiitake - crú
Manteiga com sal (não use margarina por favor)
Creme de leite fresco
Queijo Parmesão fresco ralado


Jeitinho de fazer 
Pique a cebola muito bem e refogue com um pouco de azeite bacana e reserve.
Agora com muita paciência vamos cuidar dos vermezinhos...
Corte todos eles em lascas nem muito finas nem muito grossas. Não misture para que os sabores não juntem, assim você pode sentir e conhecer a diferença entre eles além da textura.
Vá fritando com uma boa quantidade de manteiga aos poucos. Para saber o ponto é só experimentar e ver se está macio.
Faça isso até acabar com todos eles. Vá reservando junto com a cebola.
Ao final coloque tudo junto na panela e misture com vontade até esquentar por igual.
Acrescente agora o pote inteiro do creme de leite fresco e verifique a densidade do recheio. Ele não deve ficar aguado e sim em um ponto que você consiga rechear os conchigliones.
Prove o creme e uma laquinha de algum cogumelo e acrescente tempero completo sem pimenta e páprika doce a gosto. Ele é bem leve por isso pode exagerar um pouco. (não muito)
Agora comece a rechear os conchigliones com cuidado para não quebrar. Não esqueça que a massa deve ser a fresca e não aquela da caixa.
Vá dispondo em um refratário um ao lado do outro com capricho e carinho.
Depois da travessa cheia e apetitosa despeje o resto do molho e é só polvilhar com MUIIIITOOOO queijo ralado. Mas por favor, não coloque aqueles de pacotinho, rale na hora um de boa qualidade ou compre em casa de massa que não tem erro. Tem uma aqui perto de casa que é um espetáculo e se quiser posso dar a dica.
Algumas folhinhas de mangerona fresca por cima farão uma diferença brutal na hora de gratinar pois vai soltar um aroma maravilhoso, mas nada do tempero desidratado. Se não tiver o fresco deixe pra lá.
Leve ao forno até que o queijo derreta.
Para acompanhar você fazer um lombinho temperado  ou carpaccio de mingnon (é isso mesmo!! rss, fica fantástico!!!)
Se quiser harmonizar com um vinho eu sugiro um Sauvingnon Blanc (de preferência o Mapu pois é saboroso e com um ótimo preço), Pinot Grigio ou Soava.
Enjoy!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário