quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

AMIGURUMI NÃO NASCEU NO JAPÃO?

Como assim? E agora?


Calma gente, a PALAVRA AMIGURUMI nasceu no Japão, em meados dos anos 60 que significa: amigo de pano ou de pelúcia.
Mas a ORIGEM começou há muitos e  muitos anos, lá na França. Sim, na França, no país da moda, das tendências e da diversidade.


Por volta de 1700, nossa amada Éléonore Riego de la Branchardière aprimorou algo que veio da China e deu vida ao "crochet medieval" que é de onde tiramos todas as vertentes desse artesanato.
Tudo começou com as miniaturas de toalhinhas, e decorações diversas para deixar ainda mais bonita, as casinhas de bonecas para as meninas de família abastada da época.
Com o tempo esse trabalho foi se difundindo de tal forma que todas as crianças queriam para si, e por ser algo relativamente barato, logo tornou-se acessível para a população em geral e mais vertentes foram sendo criadas.

Logo depois dessas miniaturas, vieram os bichinhos de estimação das lindas bonecas de pano, depois o guarda roupa, desde a calcinha até desenhos exclusivos criados por estilistas renomados da época, e não demorou para que o crochê tomasse conta da casinha toda, inclusive das bonecas que ficaram ainda mais lindas confeccionadas nessa técnica.

Depois disso a coisa foi só crescendo, mas nada se compara ao "BOOM" que ultimamente tem assolado boa parte do mundo.

As russas e alemãs levam o troféu perfeição, nada se compara aos detalhes de cada peça.
Já as brasileiras levam o troféu de vamos copiar.
Infelizmente são poucas as que criam e tem uma identidade própria, mas isso está mudando. Por conta da ética que vai tomando conta aos poucos de algumas pessoas. 
Temos aí uma luta diária para que o trabalho seja valorizado e difundido de forma limpa e linda!

Hoje já temos uma mistura total de tamanhos e texturas nas peças.
Não, não é somente bichos e bonecas que são feitos em crochê, é uma diversidade que me impressiono a cada dia que faço minhas pesquisas. Encontrei por aí um, digamos, pênis, sim, pasmem! Um pênis muito fofo diga-se de passagem feito todinho de crochê.
Não entendi muito a finalidade, mas amei a originalidade.

Alimentos, instrumentos musicais, móveis, insetos, tudo que você imaginar existe em crochê!
Confesso que não vejo mais o que possa ser inventado dentro dessa técnica, mas o céu é o limite para as mentes criativas e cheias de esperança dentro do artesanato.
Claro, porque só com muita esperança para atuar nessa área difícil e concorrente, nem sempre leal, que é esse universo paralelo.

Boa parte desse estouro, deu-se por conta dos famosos polvos de crochê que ano passado tomou conta dos noticiários virtuais chegando até às redes televisivas de alto ibope.
O fato veio da Dinamarca, que com algum estudo foi descoberto que bichos de pelúcia (não necessariamente de crochê), deixavam as UTIs Neonatais mais humanizadas e com isso os prematuros até apertavam os tentáculos do bicho "achando" que era o cordão umbilical.
Claro que isso é surreal para quem estudou medicina ou algo parecido em alguma fase da vida, mas a tal humanização está valendo e foi e ainda é, uma febre em várias cidades.
Houveram pelêmicas se deveriam ser doados ou vendidos, se foi criado aqui ou acolá, se era esterilizável ou não, qual o melhor material, mas tudo com um pouquinho de pesquisa a gente desvenda. O importante é que gerou renda extra pra muita gente e muitos bebês foram "beneficiados" de alguma forma bem como os pais, que eu particularmente acho que foram os que mais saíram ganhando ao ver dentro da incubadora, algo lúdico e fofinho junto ao filho que não tinha data pra deixar aquele lugar.

Hoje, muitas pessoas vivem do artesanato nesse Brasil sem fronteiras, e do crochê em particular tem milhares, e agora com o tal Bicho de Crochê ou Amigurumi para as que fazem muita questão (ok, o nome é bonitinho), tem milhões.
O que importa mesmo é difundir a técnica e pra isso contamos com uma infinidade de vídeos tutoriais no youtube e inúmeros grupos que te ajudam a deixar sua peça mais profissional e vendável.

Vale a pena dar uma pesquisada sempre antes de sair por aí se achando a profissional. Tem muito material de excelente qualidade e a dica preciosa é a seguinte: Se profissionalize sempre. Não ache que por ser artesanato não deve ter qualidade de acabamento, excelente atendimento, e planejamento.
Quem sabe daqui pra frente o blog resolva postar coisas sobre administração artesanal? Que acham?

Vou deixar aqui embaixo o link para um grupo dessa técnica no Facebook que na minha opinião é o melhor de todos e onde eu vejo diariamente peças realmente muito lindas!


Enjoy






8 comentários:

  1. Adorei a matéria a respeito sou a favor que se deve pesquisar sempre e se aperfeiçoar cada vez mais💋

    ResponderExcluir
  2. Super esclarecedor. Adorei e compartilho de suas ideias e opiniões.

    ResponderExcluir
  3. Excelente a matéria, esclarecedor e bem descontraído. Um dia desses eu vi até uma vagina de crochê, fiquei pasma com os detalhes. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto. Agora é pesquisar para saber a veracidade das informações.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! !adorei. Nem imaginava que a origem era da França rsrs. Excelente post. bjs

    ResponderExcluir
  6. Aonde está TUTORIAL DA CHAVEIRO DA FRIDA?

    ResponderExcluir