sexta-feira, 1 de abril de 2011

Home Cooking


Cozinhar é uma arte? Da mesma forma que pintar, cozinhar também é uma arte. Você nasce sabendo e vai aprimorando com o passar dos tempos.  A cada dia você aprende uma técnica nova para deixar os pratos e os quadros perfeitos ou imperfeitos aos olhos dos leigos. Da mesma forma que muitas pessoas não entendem um ou outro pintor, pois os filhos certamente fariam muito melhor no jardim de infância com uma folha em branco e um pouco de tinta guache, na culinária é a mesma coisa. Paladares e gostos não se discutem, no máximo lamentamos por um ou outro.
         Sempre criei polêmica dizendo isso, mas se você não nasce com o vírus da cozinha você não vai conseguir adquiri-lo com o tempo. O que acontece, é que você acaba se virando e construindo algo já inventado e com muita sorte, um erro poderá ser considerado um novo prato para o cardápio básico do dia a dia de um leigo na culinária. Seguindo uma receita ao pé da letra na maioria das vezes você consegue construir um belo prato, mas jamais poderá aprimorá-lo com maestria se não senti-lo com todo o coração e fazer disso uma alquimia gastronômica. Junte isso com uma boa bebida e você estará no paraíso. E é nesse lugar de sonhos que muitas pessoas se realizam e criam os maiores espetáculos com pouco ou muito dinheiro, cinco minutos ou sete horas, sozinhas ou em bandos, enfim, o lugar perfeito para viver, criar, amar e proporcionar momentos de intenso prazer e inúmeros sentimentos.


Eu sempre quis ganhar dinheiro cozinhando, pois escutava diariamente que fazer o que amamos é a melhor maneira de enriquecermos rapidamente, pois o retorno é certeiro. Nunca me dediquei a isso de uma maneira séria e corporativa, nunca tratei meu sonho como uma possível realidade, nunca fui estimulada a fazer disso uma profissão onde eu pudesse um dia me destacar e ser referência em algo, ao contrário, os estímulos limitavam-se às reuniões familiares onde muito raramente eu conseguia fazer um prato de destaque e nada, além disso.
Quando comecei a receber amigos no meu apartamento, foi que a autoconfiança imperou e realmente obtive críticas construtivas e constantes injeções de ânimo de meus amigos que dividiam as refeições comigo desde que fosse eu a protagonista das orgias gastronômicas.  Assim meu amor pela cozinha foi crescendo e todos me procuravam para saber novidades, pedir dicas de menus para datas e aniversários, encomendar uma torta ou um bolo, me convidar para viagens, festas, sempre comandando os setores.


Eu achava tudo isso fantástico, pois adorava tudo que se tratasse de culinária, mas infelizmente meu mísero salário de assistente comercial não era mais suficiente para os ingredientes que eu queria comprar todos os dias no mercado municipal, nas importadoras e nos melhores mercados. Assim, acabei deixando de lado esse meu sonho de cozinhar sem parar para todos. Apenas quando me chamavam para um evento que eu podia abusar da criatividade e fazer loucuras, com o dinheiro dos outros, claro!


Quando voltei para casa da minha avó até tentei fazer doces por encomendas, mas não era isso que eu queria, não estava completo, não era aquilo que me satisfazia. Comecei então a cozinhar todos os dias para ajudar as pessoas em casa, mas não teve a reação que eu gostaria que tivesse. Com os elogios constantes do meu amado padrinho, acredito que deve ter acontecido certo conflito de quem é melhor, então acabei me afastando e deixei o tão sonhado estrelismo para quem realmente se importa com isso.



As idas para a cozinha ficavam cada vez mais distantes e o prazer foi acabando com o passar do tempo. Era muito triste pra mim, passar por ela e ver o fogão sem ser usado, ver em uma propaganda um novo utensílio para cortar melhor e otimizar o tempo na cozinha, assistir aos tantos e tantos programas culinários com receitas incríveis e não poder praticar, muito menos recriá-las, e mais triste ainda não ver as pessoas felizes por estarem comendo algo que eu fazia com tanto amor. Eram poucas as vezes que eu entrava na cozinha para fazer algo diferente, mas foram momentos importantes e intensos e são desses momentos que me apego para lembrar como era bom e como faz falta em minha vida tudo aquilo.


Era para minha irmã que me esmerava mais, pois era a base de macarrão instantâneo que ela passava as noites e eu queria tanto que ela se alimentasse melhor  mas era complicado, muito complicado. Depois de  um tempo com criatividades inusitadas na cozinha, comecei a vê-la tomando gosto pela arte e me deparei com ela arriscando em cima do fogão pratos mais elaborados e até mesmo alimentando um blog sobre o assunto. Gosto de acreditar que tenho um pouco de mérito por isso, claro que posso estar sendo egocêntrica, mas não me importo, gosto de ser egocêntrica no que se trata de pessoas que amo independente de não fazermos mais parte do mesmo mundo.
Consegui fazer parte de uma turma fantástica de culinaristas de um curso espetacular que tive o prazer de participar e pagar um preço alto por ele. O curso e a instituição são famosos e resultou em aumentar minha teoria gastronômica. Na época que o freqüentei eu não era muito familiarizada com a internet para fins produtivos o que me limitou muito nas percepções sobre os assuntos abordados. Claro que se eu tivesse esse auxílio meu aproveitamento seria cento e cinqüenta por cento maior com a amplitude de pesquisas que eu poderia ter feito na época. Nada grave, mas certamente ajudaria muito já que minha grade de países visitados é um pouco limitada o que não é muito positivo, pois os sabores mais exóticos estão em lugares inusitados que ainda infelizmente não tive o prazer de visitar.  No mais, a minha experiência é a prática que tenho com mais de dez anos me dedicando a ler, ver e sonhar com as mais diversas combinações de sabores. Eu achava pouco e por isso fiz mais alguns cursos, mas nada comparado ao primeiro, foram apenas reciclagens na forma de simpósios, confrarias e clubes gourmets que freqüentei.

Assim é a história que tantas pessoas me perguntam e tanto querem saber sobre como comecei meu pequeno negócio de Home Cooking e do que se trata que nada mais é do que fazer o que mais amo na casa dos outros. Nada de encomendas de doces, bolos ou salgados, mas uma logística completa de um pequeno evento. Quando digo pequeno é literalmente pequeno. O menor que fiz foi pra duas pessoas e o maior contou com a presença de nada mais do que vinte e sete pessoas. Tudo grandioso para grupos pequenos e seletos.

Meu trabalho vai desde a preparação e pesquisa para um cardápio que agrade todos os convidados até a apresentação dos pratos e organização geral do evento. Conto com a ajuda de uma somelier de vinhos para o melhor aproveitamento da combinação entre bebida e comida, algumas assistentes de cozinha dependendo da quantidade de pessoas para a limpeza e organização em geral além de providenciar todos os ingredientes e utensílios que serão usados pelos convidados, tudo com minha supervisão direta cheia de atenção aos detalhes, sofisticação na medida e realização dos desejos e vontades dos contratantes e seus amigos. Em suma, me diga o que quer que providenciarei com carinho e dedicação para que o evento saia melhor do que o esperado.

Os preços variam dependendo da quantidade de pessoas, dia da semana e cardápio. Eles vão de setenta a trezentos reais por evento pelos meus serviços, mais um adicional de quarenta reais por auxiliar se necessário e uma taxa de vinte reais para as compras que deverão ser feitas, compras essas que serão feitas nos lugares com melhor qualidade e menor preço na cidade, pois conto com uma pesquisa atualizada diariamente de preço com todos os produtos. Isso realmente assusta as pessoas, pois todos acham, sem exceção, que o serviço é muito mais caro do que isso. Mas e porque é tão barato? Não é uma questão de barato ou caro, é uma questão de justiça com o mercado curitibano que está apenas se abrindo para esse nicho que é desconhecido pela maioria das pessoas.

Se você ainda ficou curioso e tem um pequeno evento, um almoço de domingo para a família, um jantar romântico no sábado a noite ou um coquetel corporativo para sua equipe de vendas na sua casa e que definitivamente não quer se incomodar com nada muito menos pedir pra sua esposa ou mãe providenciar pra você, agende uma visita que terei imenso prazer em elaborar a refeição dos sonhos.



Contatos e Orçamentos
andrezza_rachid@hotmail.com - (41) 8825-7614 - Op. Claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário