sexta-feira, 22 de abril de 2011

Easter Menu -- Feliz Páscoa

Estamos a três dias da Páscoa e ainda as pessoas me perguntam o que podem fazer de gostoso para esse dia... São inúmeros pratos sem carne de fácil preparo, excelente apresentação e aceitação 100% que podem ser feitos em pouco tempo.
Um bacalhau com nata, arroz com vieiras ou vôngoles e salada de kani é algo que você faz tranquilamente no mesmo dia, algumas horas apenas do grande almoço em família.
O negócio é incrementar na sobremesa... 
Isso sim deve levar tempo e criatividade para que a 
Páscoa fique com cara de Páscoa!

Os doces devem ser feitos um dia antes para que peguem firmeza e estejam todos no ponto... Não se esqueça de fazer algum tipo de petisco salgado para que na hora da sobremesa seus convidados não fiquem tão saturados de doces... Eu sugiro palitos de sal cobertos com chocolate ou até mesmo castanhas do Pará distribuídas pela mesa, assim fica tudo bem balanceado. Uma boa bebida cítrica também ajuda a quebrar o doce.
 São inúmeras receitas que você pode fazer nessa data... Vários tipos de doces, docinhos, tortas.. Enfim...  Todos os tipos de doces são bem vindos, mas o que contém chocolate na receita é especial para as comemorações de Páscoa.
Você pode começar com o bom e velho Alexander que você faz rapidinho no liquidificador com 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 medida da lata de “vódega” da boa, 2 medida da lata de conhaque e 1 xícara de café de licor de cacau. Sirva em taçinhas com um pouco de canela polvilhada por cima e para acompanhar algumas torradas levemente salgadas com uma pasta de berinjela picante...Você assa no forno médio de 4 a 5 berinjelas grandes fatiadas até que a casca fique murcha e o recheio muito macio. Retira do forno e raspa com o garfo para tirar a polpa,acrescenta 3 colheres de sopa de maionese de leite, 2 colheres de sopa de salsinha bem picadinha e tempera com tempero completo a gosto.
Para o bacalhau, é interessante deixar 500 gramas de postas na água de um dia para o outro, trocando sempre para perder um pouco do sal. No dia seguinte, desfia tudo e deixa ele escorrer dentro da geladeira coberto com papel plástico filme. Pica muito bem 02 cebolas médias e refoga com azeite de oliva do bom. Deixa dourar e acrescenta o bacalhau, 02 colheres de sopa cheias de extrato de tomate e 01 copo de requeijão sabor 4 queijos ou algum de sua preferência. Deixa ferver por alguns minutos e prova o sal. Caso você ache que precisa de mais tempero, use o tempero completo com pimenta, mas vá devagar, pois o bacalhau mesmo passando a noite na água não estará livre por completo de sal. Depois de pronto e devidamente temperado, acrescenta um pote de creme de leite fresco e incorpora muito bem ao bacalhau. Em um refratário, coloque metade dessa mistura espetacular e cubra com fatias de queijo mussarela e acrescente o resto. Por cima, você polvilhar queijo parmesão ralado fresco ou batata palha (mas não esqueça que a batata tem sal, por isso não exagere).
Leve ao fogo uns 20 minutos antes de servir apenas para dar uma esquentadinha e gratinar.

          Para o arroz, pique uma cebola grande e refogue com 2 colheres de manteiga com sal e 3 colheres de sopa de azeite. Junte o número de xícaras de arroz que você achar pertinente para seus convidados se refastelarem, refogue e acrescente o dobro de xícaras de água fervente. Mexa, junte uma colher rasa de tempero completo com pimenta, mexa mais um pouco e tampe parcialmente deixando em fogo brando até que seque.
        As vieiras devem estar frescas. Em uma frigideira, coloque azeite de oliva e jogue aos poucos para fritar levemente. Sele todas elas e aí sim você pode polvilhar sal bem de cima para que todas recebam praticamente a mesma quantidade. Não mexa muito e retire logo do fogo. Repita o processo com todas e reserve. A quantidade pode variar com a quantidade de arroz, mas para cada xícara de arroz, você pode colocar uma xícara de vieiras não inteiras, mas cortadas em quatro. 
        Depois de todas fritas, junte ao arroz que deve estar quase no ponto mas ainda não seco por completo, assim ele pegará o sabor suave da vieira.         
      Mexa bem e acrescente por fim uma pitada generosa de açafrão... Esse detalhe caro é de suma importância para que o prato tenha uma cor viva, que combinará com o bacalhau e um sabor incrível. Vale à pena gastar um pouco nesse tempero (+/- R$ 42,00 algumas míseras gramas).

A salada é uma mistura que eu particularmente adoro! 

Compre um pote de tomate seco com mais ou menos 200 gramas (peça ao atendente da banca do mercado municipal de preferência, para que dê uma quantidade do azeite temperado de cortesia) e um pote de nozinhos de mussarela de búfala. O tomate você corta em pedaços e usa o azeite que ele veio para temperar os nozinhos que deverão estar cortados em fatias. Esse azeite você pode aumentar usando o seu de preferência, páprica picante e doce, tempero completo com pimenta e molho de pimenta... Como a mussarela é sem tempero nenhum, não tenha medo de estar salgado ou ardido... Deixe essa mussarela passar a noite nessa mistura bem coberta. No dia seguinte, alguns momentos antes de servir a sua refeição, corte as alfaces americanas em tiras, rale 02 cenouras grandes, pique folhas de rúcula, pegue os tomates secos, as mussarelas sem o azeite dormido, e um pacote grande de kani desfiado e misture tudo. O azeite que sobrou você deve ir colocando com cuidado e provando sempre. Para a apresentação, você coloca em um prato redondo raso toda essa mistura no centro e em volta folhas de alface americana picadas grosseiramente com um fio grosso de azeite de oliva sem tempero por cima apenas.
Agora é só aproveitar!


Não deixe de avisar seus convidados que o espetáculo gastronômico está apenas começando e que se está bom agora vai ficar ainda melhor com as sobremesas!!!

Enjoy!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário