segunda-feira, 16 de maio de 2011

Feijoada de Queijo

Pouquissímas pessoas não gostam de feijoada e eu faço parte desse seleto grupo. Feijão preto definitivamente não me atrai, mas modéstias a parte quando eu resolvo fazer fica uma delícia. Geralmente meu feijão marrom que é lotado de carninhas e gordurinhas gostosas é praticamente uma feijoada, então acabo me contentando com isso.

Pra não dizer então que não como feijoada, resolvi inventar essa que até hoje só recebi elogios, depois claro, de uma careta quando falo:  
"Feijoada de Queijo"

No mínimo desperta curiosidade pelos ingredientes e pelo sabor do prato. Mas ao fim do preparo e quando os convidados provam, tenho sempre um score de 100.
O feijão que eu recomendo é o branco grande, cozido em panela de pressão sem nenhum tempero por 20 minutos contados no relógio após começar a fervura. É muito importante que ele fique al dente caso contrário você terá que cozinhar de novo outra porção. Use 3 xícaras de feijão e cubra com água.

Depois dos 20 minutos abra a panela (com os devidos cuidados por favor) e escorra com uma escumadeira os grãos. Em uma frigideira frite-os na manteiga até dourarem e criarem uma massinha. Retorne à panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo com 1 caldo de galinha ao vinho e 1 caldo de legumes pelo tempo que estiver preparando o resto da receita.

Pique em quadrados 2 cenouras grandes e 3 batatas grandes. Cozinhe por 14 minutos no microondas as batatas com a água fervendo (se você colocar a água fria vai demorar mais e você gastará mais energia). A cenoura é com a metade do tempo. Ambas devem ficar al dente. Escorra e frite em azeite de oliva até dourarem. Despeje as verduras no feijão, mexa e dê uma provadiha.
Em uma panela coloque 1 pote de requeijão cremoso com o sabor a sua escolha (costumo usar o gruyere), 1 pote de cream cheese, 200gr de mussarela, 200gr de gorgonzola e 1 pote de creme de leite fresco. Misture bem até derreter e formar um creme praticamente homogêneo. Junte esse creme ao feijão e mexa bem. Dê outra provadinha. Coloque um vidro de palmito picado (dos bons) e misture novamente.
Se você é vegetariano ou vegetaria pare por aqui, mas se não for continue.
Pique em cubos pequenos 200gr de peito de peru defumado e 250gr de presunto Parma em tiras pequenas. Junte ao feijão e misture. Outra provadinha. Aqui você arruma o tempero com páprika doce ou picante, manjericão, louro, tempero completo e pimenta do reino. Você pode picar pimenta dedo de moça e agregar na receita, ou qualquer outro tipo de sua preferência (não esqueça de tirar as sementes). 

A tendência do caldo do feijão é engrossar quando é cozido sem tampa, e para dar uma afinada você acrescenta vinho branco seco até achar que o ponto está bom. Não pode ficar líquido nem grosso demais.

Para acompanhar sirva arroz branco e salada de folhas verdes temperadas com azeite e tempero completo caseiro (vou dar essa receita em breve).
Se quiser servir com uma carne eu sugiro almôndegas secas, bife simples ou frango assado.

Enjoy!!!

3 comentários:

  1. ynhami!
    Parece delicioso!
    Nunca vi nada pareciso!
    Vou tentar aqui!
    Depois te conto como foi.
    Beijo Nana

    ResponderExcluir
  2. O que é almôndega seca?

    ResponderExcluir
  3. Oi Neuza, almôndega seca é a bolinha de carne temperada só que sem molho.
    Vou postar qualquer hora essa receita!!

    Grande bejooo

    ResponderExcluir