quarta-feira, 28 de março de 2012

Série As PIORES e as MELHORES Entrevistas de Emprego de TODOS os Tempos

Sabe aquelas entrevistas feitas em hotéis??
Pois é... coisinha estranha isso... ainda não consegui entender como ainda tem pessoas que caem nesse conto do vigário.
Eles nunca dizem qual empresa, salário, nada... só que é para o setor de Marketing e Comercial.
Estranho... 
Mas como virei rata de entrevistas, resolvi ir em uma para ver o que rolava por lá.
Hotelzinho mixuruca no centro da cidade é sempre o ponto de encontro dessa galera que vai em peso.
Chegando lá, achei mais de 30 candidatas. Só mulheres!
Estranho... 
Conversa vai conversa vem, sempre tem uma que sabe mais que as outras. Já cheguei a saber nesses "encontros", informações até sobre as supostas empresas, que geralmente são multinacionais ou cruzeiros marítimos.
Sempre achei que multinacionais usassem recursos mais assertivos para seus recrutamentos. (¬¬)
Quando falam sobre salário umas dizem que é acima do mercado, outras dizem que não sabem e outras tiram não sei de onde que além do salário acima da média do mercado, existem benefícios que vão desde R$25,00 para almoço todos os dias até PPR mensal de 2% do faturamento bruto da empresa...
Bizarro...
Que empresa multinacional é essa que loca uma sala em um hotel pé sujo, praticamente rotativo que paga um salário de R$ 5.000,00 mais todos esses benefícios????
Sempre chego uns 15 minutos antes nas entrevistas, e isso sempre foi muito útil, pois quando começamos a conversar com outros candidatos sempre conseguimos bons contatos de agências, empregos que estão sendo publicados nas mídias, além de deixar sempre seu network atualizado.
Então foram os meus 15 minutos mais 2 horas de espera que me renderam, nada mais nada menos que 7 contatos telefônicos, um cliente para consultoria, uma receita de bolacha de chocolate outra de pavê de sorvete, três finais diferentes para a maldita Tereza Cristina, alguns conselhos para lidar com maridos e namorados e muitas piadas novas!
As meninas que iam saindo da sala de "entrevistas" tinham sempre alguma coisa diferente para dizer, o que significava que quem estava recrutando não tinha nenhum script ou ferramenta para seleção. (#FAIL)
Umas vinha dizendo que o cara era um grosso, outras que o cara nem olhou na cara, algumas que o cara disse que ela tinha passado para a segunda fase...
Esquisito...
Mas ninguém vinha com a resposta da pergunta que não queria calar... - Qual empresa está contratando?
Nobory knows!!
Duas horas e quinze minutos depois da minha chegada eu entrei em uma sala branca, com uma janela que dava para um estacionamento sujo e vazio, com uma mesa de plástico redonda e duas cadeiras de lata.
Em cima da mesa um notebook da Apple, um iPhone, uma chave de carro da Audi, uma caneta Mont Blanc, uma pilha de currículos, uma lata de Altoids, um copo, água mineral Perrier  e manteiga de cacau.
O cara era feio, não... feio não... feia sou eu quando acordo... O cara era lazarento de feio, gordo, com o rosto repleto de espinhas, um anel de outro que deveria ter quase um centímetro de largura e cravejado de diamantes, camisa da Tommy e um sapato que no mínimo deve ser italiano.
O cheiro da sala era uma mistura de baunilha e menta, menta por conta da Altoids que dança dentro da boca do cidadão e baunilha do perfume que vinha do cara... não consegui distinguir qual era.. mas era doce.
Pra completas, um óculos de sol Armani estava na sua cabeça quase careca e outro Armani de lentes corretivas na ponta do seu nariz...
Achando que estava intimidando ofereceu-me a cadeira desconfortável pra sentar e juro que achei que minha bunda não iria caber ali. Como de fato aconteceu!!!
Fez a primeira pergunta:
- Por que você respondeu o anúncio postado na mídia tal?
- Por que estou procurando uma nova colocação.
- Mas o que te chamou atenção?
- Nada.
Se ajeitou na cadeira e eu imóvel. Tentando me equilibrar nos pés pra não colocar meu peso na cadeira.
Olhou meu currículo. Olhou de novo. Virou a página. Voltou pra outra. 1 minuto se passou.
- Estou vendo aqui que você é muito qualificada, e é exatamente o que estamos procurando. Entraremos em contato ainda hoje para você voltar aqui amanhã e fazermos nova entrevista. Obrigada por ter vindo.
Estendeu a mão sem me olhar na cara, escreveu alguma coisa ilegível a olho nu atrás do meu currículo e pegou outro.
Quando eu virei de costas ouvi: - Pode mandar entrar a outra.
Se demorou 5 minutos foi muito. Ele demorou mais olhando meu currículo do que conversando ou olhando em meus olhos.
Saí e "mandei" entrar a seguinte.
Não consegui disfarçar minha indignação e disse para as 30 que ainda restavam: Se eu fosse vocês não me daria o trabalho de esperar.
Umas olharam pra mim com cara de poucas amigas e duas levantaram e saíram comigo.
Infelizmente não recebi nenhuma ligação naquele dia e acredito que ninguém ali recebeu também... Mas sabe-se lá... Vai que né...
Isso já faz algum tempo e o anúncio ainda continua a ser postado na mídia impressa.
Curiosidade é uma merda mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário