domingo, 4 de setembro de 2011

Hugh Laurie's 'St. James Infirmary'

Definitivamente eu adoro esse ator... em todos os seus papéis... 
Claro que o meu preferido é Sir Doctor House, mas Hugh Laurie, o intérprete e músico, é uma delícia de curtir... Ainda mais que temos a mesma preferência musical...
Pedro Bial postou no Twitter esse vídeo mas ele não estava disponível para baixar, mesmo assim, não desisti... levei um baile de gala pra fazer uma cópia by desktop, mas valeu muito a pena...
Quero dividir com vocês esse achado...


Depois de pesquisa rápida, devemos creditar essa música a um cancioneiro folk americano, Irving Mills, mas foi Louis Armstrong que a tornou famosa em 1928 no ritmo Jazz super perfil dessa fera. 
Ela á baseada em uma música "The Unfortunate Rake", inglesa, quem sabe foi mais um motivo pra Hugh Laurie ter se identificado e interpretado com tanta emoção.
Saint James é o nome do hospital, pertencente a uma fundação religiosa que se dedicava ao tratamento de leprosos.. Dizem que foi fechado por Henrique VIII em 1532, para construir o Palácio de Saint James.
Pela melancolia da melodia e a tristeza da letra, entende-se que era o lamento do "velho Joe Mc Guinny" afogando-se em wisky, pois tinha ido visitar sua esposa na enfermaria do hospital e descobriu tragicamente que ela estava morta.. (Terrível...)
A música tem diversos intérpretes, entre eles, Allen Toussaint, Lou Rawls, Cassandra Wilson e Joe Cocker.
Praticamente todos os Blues e Jazz famosos tem essas histórias por trás das letras... e acredito que é isso que as tornam ainda mais apreciadas por uma boa classe mundial e sempre interpretada com tanta intensidade pelos artistas.
A letra foi modificada por alguns dos cantores, mas aqui vou postar a versão do Hugh e a tradução:


St. James Infirmary
I went down to St. James Infirmary
I saw my baby there
She was strerched out on a long white table
So cold, so sweet, so sweet, so fair
Let her go, let her go, God bless her
Wherever she may be
She can search this wide world over
She'll never find another man like me
When I die bury me in straight lace shoes
A box back suit and a Stetson hat
Put a twenty dollar gold piece on my watch chain
So the boys'll know I died standing pat

Enfermaria do St. James
Desci para  a Enfermaria do St. James
Eu vi meu bebê lá
Ela foi lançada para fora em uma longa mesa branca
Tão frio, tão doce, tão doce, tão justo
Deixá-la ir, deixá-la ir, Deus a abençoe
Onde quer que ela pode ser
Ela pode pesquisar neste vasto mundo
Ela nunca vai encontrar outro homem como eu
Quando eu morrer me enterre em sapatos de renda em linha reta
Um terno back box (terno corte reto) e um chapéu Stetson (marca super famosa mundial)
Coloque uma moeda de outro de 20 dólares na minha corrente do relógio
Assim, os garotos saberão que eu morri de pé


Nenhum comentário:

Postar um comentário