terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Precificação no Artesanato - O BÁSICO

Uma das coisas mais difíceis para a maioria dos artesãos é fazer a tal da PRECIFICAÇÃO!

Vamos começar pelo básico e a cada postagem, trarei algo um pouco mais reflexivo para que todos possam em algum momento entender como colocar preço e valor em suas peças.

Primeiro, tiremos de nossas cabeças que por se tratar de artesanato, eu não preciso me organizar, ter experiência e acima de tudo, dominar a técnica que estou me propondo fazer. Estudar diariamente novas tendências, processos de criação, materiais, entre outros, faz com que eu me atualize e fique sempre em sintonia ou à frente do que posso oferecer aos meus clientes e a mim mesmo.
Eu preciso me organizar, mas como? É só artesanato que eu faço!
Não, não é SÓ ARTESANATO que você faz, é ARTESANATO e ponto.
É como outra profissão qualquer. Não podemos nos diminuir ou maximizar isso, precisamos estar cientes que estamos dentro de um nicho cada vez mais expansivo. 
E cabe a nós, mostrar ao mundo que somos PROFISSIONAIS!

Segundo, posso viver só de artesanato?
Com organização, planejamento e dedicação sim, pode-se viver somente de artesanato seja ele qual for. Eu vivo! Consigo me manter com o básico e pequenos luxos que todos devem ter.
Mas não é nada fácil. Vim da área corporativa, tenho algumas graduações e uso-as a meu favor, bem como minha experiência de vida. Me coloco no lugar do cliente sempre e tenho responsabilidade com ele. Hoje possuo uma qualidade de vida muito melhor e consigo planejar meu mês, minhas receitas financeiras e meus gastos.
O segredo é ter DISCIPLINA e disciplinar as pessoas que vivem com você. Ter horários para tudo e mostrar que não é porque está em casa sentada no sofá fazendo crochê ou na internet fazendo pesquisas e divulgando sua marca, que você não está fazendo nada. 
Você deve SE POSICIONAR e a partir disso, nasce uma profissional do artesanato!

Terceiro, eu sei exatamente a diferença entre PREÇO e VALOR?


No artesanato, o VALOR é o quesito que mais importa, pois trata-se de algo feito a mão e artesanalmente, ou seja, não é feito por máquinas (mesmo que seja a máquina de tricotin ainda continua sendo artesanal).
Então, precisamos entender que são coisas completamente diferentes e cada uma delas tem seu peso específico.



Comece mudando a forma como você trata a sua peça no momento que te perguntam qual o preço. Devolva com a resposta que ele tem o valor de tantos reais. Assim, você já está fazendo um serviço ao seu cliente, que é doutriná-lo a conhecer o mundo do artesanato.

Sua peça tem o preço do material que você usa e o valor do tempo e criatividade que você INVESTE. 

E como por fim, precificar um VALOR? Já que isso logicamente não teria PREÇO?

Antes dessa pergunta, faça outra pra você mesma: Eu estou apta para começar a vender minhas peças artesanais?

Sabe aquela clássica de quando vemos uma coisa que está digamos que, mal feita e vem a resposta automática: mas é artesanal!?
Isso não pode acontecer! Não é por ser artesanal que não deva ter qualidade de criação, execução e acabamento.
Só depois disso, da tal impecabilidade manual que podemos por fim, pensar em comercializar.
Avalie criteriosamente cada ponto, cada material usado, cada técnica que você utiliza para a execução da peça e esteja pronta para críticas externas.
Isso é muito difícil, para algumas pessoas: IM-PO-SSSSSSÍ-VEL!
Mas se você quer ser uma artesã de verdade, aprenda a lidar com isso. É extremamente importante para o seu crescimento primeiro, pessoal, e depois profissional.
  • Busque pessoas melhores que você para avaliar seu trabalho.
  • Faça a mesma peça de várias formas (Avalie sua técnica própria)
  • Faça a mesma peça com vários materiais diferentes (Verifique tamanhos)
  • Faça a mesma peça VÁRIAS E VÁRIAS vezes (assim você vê a sua EVOLUÇÃO)
  • Cronometre todos os seus trabalhos 
  • Use as agulhas certas e de boa qualidade 
  • Fotografe todas as suas peças de vários ângulos diferentes



Agora que você já conheceu a parte básica de formação de um artesão profissional, se auto avalie. Coloque no papel suas dúvidas, organize-as e guarde-as. Logo postarei a continuação dos módulos e essas dúvidas de hoje poderão ser respondidas nas próximas matérias.

Enjoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário