Aprimore
aquile que já tem
Qualquer gestor sonha em ter a “Equipe Ideal”,
cheia de iniciativa, com atitudes positivas e que todos tenham subordinados
comprometidos e focados em resultados.
Na
maioria das vezes, esses mesmos gestores, acham que a solução de “Equipe Ideal”
está fora da empresa, por ser mais rápido e fácil moldar pessoas sem vícios
corporativos com acomodadas em zonas de conforto devido ao tempo de empresa.
A
partir do momento em que buscamos em cada um o seu melhor e não criamos
expectativas das quais não teremos resultados, essa Equipe está cada vez mais
perto de se tornar a MELHOR Equipe de Todos os Tempos.
A
questão é que na prática, além de trabalhoso, trocar a equipe custa tempo e
dinheiro, então, formar algo a partir do que você já tem, além de ser um
desafio a mais, você forma pessoas, que nada mais é do que o esperado de
qualquer Gestor de Pessoas.
Invista mais tempo para
conhecer a personalidade de seus colaboradores
Todos tem um passado. E é a partir desse passado, que
conseguimos mensurar o futuro. Conhecendo a personalidade dos colaboradores da
sua equipe, além de se aproximar, conseguimos prever conflitos e esperar
exatamente aquilo que cada um pode contribuir sem causar decepções futuras.
Tudo que temos hoje é devido a personalidade de cada um. Conhecendo a
personalidade de cada um da Equipe, conseguimos mensurar quanto tempo uma meta
levará para ser atingida, com que nível de qualidade e que tipo de
metodologias serão utilizadas para cada tarefa.
Não queira mudar as pessoas
Dentro da equipe podemos ter uma infinidade de perfis e
será trabalho inútil querer que esses perfis alterem-se a favor de uma
metodologia empresarial interna. Precisamos administrar pontos de melhoria, e
atribuir funções que estejam dentro do que cada um pode executar. Temos o dever
como gestores, zelar pela formação de cada um da nossa Equipe, mas cabe a nós
também também motivar a tal ponto, que eles sintam-se capazes de desempenhar
funções cada vez mais elaboradas e sentir-se seguros para executar cada uma
delas.
Identifique pontos fortes e pontos a melhorar
Quando identificamos tanto os pontos fortes como aqueles
que precisam melhorar, podemos evitar conflitos pessoais dentro da Equipe. Uma
característica que muitas vezes pode ser vista com negativa em um indivíduo,
pode tranquilamente, ser usada em diversas situações que farão desse adjetivo
um ponto a favor. Como por exemplo aquele colaborador teimoso poderá
desempenhar perfeitamente um trabalho operacional que exija processos
minuciosos e repetitivos. Um desconfiado poderá exercer muito bem funções que
necessitem comprovações de informações. Em suma, cada um, na sua
individualidade, pode desempenhar papéis específicos e desempenhá-los com o que
cada um pode dar de melhor.
Posicione sua cada um da sua Equipe onde elas rendem mais
Se procurarmos posicionar as pessoas onde elas possam
usar seus talentos na maioria do tempo, conseguimos obter resultados com maior
velocidade e alta qualidade. Cada um reage de uma forma e de um jeito único.
Colocar o extrovertido para relacionar-se com clientes, o perfeccionista para
organizar setores, o dominante para direcionar tarefas, o impaciente para
acelerar processos e assim sucessivamente, teremos os melhores resultados na
execução das tarefas e uma Equipe muito mais saudável e animada.
Estabeleça práticas deliberadas
Prática deliberada nada mais é do que melhorar aquilo que
está bom. Quando temos algo bom, podemos sempre melhorar para algo melhor, e
quando temos algo melhor, indubitavelmente poderá caminhar para a perfeição.
Tudo pode ser aprimorado sempre. Quando conseguimos fazer com que a Equipe se
envolva a tal ponto de trazer uma ideia nova para cada situação, temos o
comprometimento, que é a característica buscada com afinco hoje em dia. Dar
autonomia para a Equipe criar e reconhecer quando uma ideia for positiva, faz
com que todos busquem ascensão interna e estimula a auto motivação.
Defina metas e cobre resultados
Quando treinamos, mostramos o melhor caminho à execução
de uma tarefa e estabelecemos prática deliberada, é chegada a hora de definir
as metas. Dando ferramentas necessárias para que todos cumpram com seus
deveres, temos material suficiente para cobrarmos resultados assertivos e
rápidos. Explique sempre os motivos para desenvolver determinada tarefa,
estipule metas de aumento de faturamento, aumento de margem e diminuição de
custos. Tanto por equipe como individualmente. Parece óbvio, mas a maioria das
empresas brasileiras estipulam metas gerais e esquecem das individuais. Por
mais que sejamos um povo visto e querido pela simpatia e acolhimento, quando se
trata de trabalho somos individualistas e egocêntricos. Estatísticas mostram
que as pessoas tendem a ter de 20% a 35% de aumento da produtividade quando
cobradas mensalmente e individualmente, quando as metas são quantitativas.
Institua a Meritocracia
Premie, reconheça, promova. Os melhores devem ser sempre
vistos como pessoas que alcançam não só os objetivos da empresa, mas também os
objetivos e metas pessoais. Todos temos um grau de ambição e alguns sonhos.
Motive a Equipe para que fique latente diariamente o desejo de alcançar seus
objetivos pessoais. Independente do tempo de casa que seus colaboradores
possuam, mostre que reconhecimento é para aqueles que o conquistam diariamente
e se renovam sempre. Mostre que conhecimento adquirido é a chave para um
sucesso garantido.
Dê o Exemplo
O exemplo vem de cima. A maioria das pessoas não fazem o
que mandam, fazem o que vêem os outros fazerem. Nem todos tem bom senso e sabem
se posicionar. Direcione seus colaboradores e mantenha sempre uma certa
distância, deixando sempre claro quem tem o cargo de Gestor e o porquê
conseguiu tal posição.
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